quarta-feira, 2 de junho de 2010

Buracos negros gigantes

(Duilia de Mello - O Globo) No post de abril eu contei um pouco sobre os buracos negros e disse que um dia voltaria ao tema. Bem, este dia chegou! Estou atualmente interessada nas galáxias que possuem buracos negros supermassivos no interior nuclear. Eu nunca dediquei muito tempo de estudo a estes objetos durante a minha carreira. Mas como ando procurando um assunto para meu próximo projeto, resolvi que vou dar uma estudada nestas galáxias e tentar entender porque algumas galáxias possuem um objeto central trilhões de vezes mais massivo do que o nosso Sol e outras não. Seria isto um sinal evolutivo das galáxias? Será que todas as galáxias passaram ou passarão por esta fase?

Comecei a minha pesquisa lendo sobre o último resultado do Hubble que saiu na semana passada. Com o Hubble foi possível verificar que o buraco negro da galáxia gigante M87, que está a 50 milhões de anos-luz de distância, está fora do centro da galáxia. O deslocamento de 22 anos-luz entre o centro e o buraco negro pode ter sido causado pela colisão entre dois buracos negros menos massivos. Como a colisão entre galáxias ocorre com uma certa freqüência, e muitas galáxias possuem buracos negros centrais, pode ser que este tipo de colisão entre buracos negros ocorra freqüentemente também.

Pronto, acho que encontrei um tema bom para estudar, pois sou especialista em galáxias em colisão. Agora tenho que fazer uns cálculos e procurar por algumas evidências observacionais que nos ensinem um pouco mais sobre estes buracos negros gigantescos. Por exemplo, quando a nossa galáxia que tem um buraco negro pequeno se chocar com a Andrômeda daqui a uns 5 bilhões de anos, será que a galáxia final terá um buraco negro supermassivo central ou fora do centro?

Post sobre buracos negros: http://oglobo.globo.com/blogs/mulherdasestrelas/posts/2010/04/11/grandes-explosoes-gravidade-forte-buracos-negros-282824.asp

Link para o site do Hubble sobre a M87 (em inglês): http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/2010/18/

A M87 além de ter um buraco negro supermassivo emite um jato de luz bem interessante e que pode ser visto na foto do Hubble.

Nenhum comentário:

Postar um comentário