
(WISE / Cienctec) Para celebrar um ano de lançamento do Wide-Field Infrared Explorer da NASA ou WISE, a equipe da missão colocou de forma integrada nessa imagem mostrando uma amostra das milhões de galáxias que já foram imageadas pelo WISE durante a sua pesquisa por todo o céu.
A NGC 300 é vista no canto superior esquerdo do painel. Essa é uma galáxia espiral. De fato, ela é uma ótima representação de uma galáxia espiral que os astrônomos têm estudado em grande detalhe com o objetivo de aprender sobre a estrutura de todas as galáxias espirais em geral. Imagens infravermelhas como essa feita pelo WISE mostram para os astrônomos onde se encontram as áreas de concentração de gás e de poeira quente – feições essas que não podem ser vistas na luz visível. Esse gás e poeira é encontrado primeiramente próximo a regiões de formação de estrelas nos braços espirais. Não existem quantidades significantes de gás e poeira na região central deste tipo de galáxia espiral, então em imagens infravermelhas o centro aparece apagado. Com aproximadamente 39000 anos-luz de comprimento a NGC 300 tem somente 40% do tamanho da Via Láctea.
O canto superior direito mostra o objeto conhecido como Messier 104, ou M104, também conhecido como galáxia do Sombreiro. Embora a M104 seja classificada como uma galáxia espiral ela tem uma aparência bem diferente se comparada como a NGC 300. Em parte isso se deve ao fato do disco espiral de formação de estrelas empoeirado da M104 estar de lado para nós. A M104 tem a forma de uma grande bola ovalada mostrando para nós o seu bulbo repleto de estrelas antigas, vistos em azul na imagem. Na luz visível uma linha negra de poeira se estende através da galáxia, bloqueando uma parte da luz brilhante das estrelas localizadas atrás do disco o que faz com que ela fique parecida com um sombreiro. Essa linha de poeira envolve toda a galáxia e brilha na luz infravermelha, se mostrando como um círculo brilhante ao redor de um núcleo galáctico denso.
O grande agrupamento nebuloso de estrelas no canto inferior esquerdo do painel é a galáxia Messier 60, ou M60. Essa galáxia não tem um disco espiral, apenas um bulbo, fazendo com que ela seja classificada como uma galáxia elíptica. A M60 é aproximadamente 20% maior que a Via Láctea e localiza-se no aglomerado de galáxias de Virgem. O ponto denso mais brilhante dentro da M60 mais afastado do centro é uma galáxia espiral separada conhecida como NGC 4647. Na luz visível a M60 é muito mais brilhante que a NGC 4646. Contudo no comprimentos mais longos do infravermelho, que o WISE observa, a verdade é outra. Recentes evidências sugerem que exista um buraco negro no centro da M60 com massa de aproximadamente 4.5 bilhões de vezes a massa do Sol, fazendo dele um dos maiores buracos negros conhecidos. Duas outras galáxias estão próximas nesse painel do canto superior esquerdo do painel, a NGC 4638 (a mais brilhante) e a NGC 4637. Em adição a isso, dois diferentes asteroides foram registrados pelo campo de visão do WISE quando ele vasculhava essa parte do céu (marcados como linhas verdes que se estendem para fora da M60 nas posições de 2 horas e 8 horas).
A galáxia no painel inferior direito é a Messier 51, ou NGC 5194, também frequentemente conhecida como Galáxia do Redemoinho. A Galáxia do Redemoinho é uma galáxia espiral. Ela está interagindo com sua companheira menor, a NGC 5195, uma galáxia anã, que pode ser vista como um ponto brilhante próximo do topo do braço espiral estendendo-se para cima e para a direita da galáxia maior. Os braços espirais bem brilhantes da Galáxia do Redemoinho mostra regiões de gás e poeira comprimidos. Esses braços foram melhorados pelo recente encontro com a NGC 5195.
Essas imagens foram feitas a partir de observações realizadas com os quatro detectores infravermelhos que viajam a bordo do WISE. As cores azul e ciano representam a luz infravermelha nos comprimentos de 3.4 e 4.6 mícron, e que representa primariamente a luz das estrelas. As cores verde e vermelho representam a luz nos comprimentos de 12 e 22 mícron e que mostram a radiação emitida pela poeira aquecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário