terça-feira, 9 de agosto de 2011

Imagem do Hubble Mostra Imenso Anel de Matéria Escura de Um Distante Aglomerado de Galáxias


(Daily Galaxy / Cienctec) A imagem acima feita pelo Telescópio Espacial Hubble, mostra galáxias apagadas gravitacionalmente realçadas localizadas além de um massivo aglomerado de galáxias indicando que um imenso anel de matéria escura provavelmente existe ao redor do centro do aglomerado de galáxias CL0024+17 que não possui matéria “normal” como contrapartida.

O que se pode ver na imagem acima são espetaculares galáxias fazem parte do próprio aglomerado CL0024+17, normalmente aparecendo em cor laranja. Olhando com mais cuidado a imagem acima o que se pode ver são algumas formas de galáxias repetidas pouco comuns normalmente em cores mais azuladas.

Essas múltiplas imagens de algumas distantes galáxias mostram que o aglomerado é uma forte lente gravitacional. É a distorção relativamente fraca de muitas galáxias distantes e apagadas azuis sobre toda a imagem, contudo, que indica a existência do anel de matéria escura.

O anel de matéria escura computacionalmente modelado se expande por aproximadamente cinco milhões de anos-luz e foi digitalmente sobreposto à imagem em uma cor azul difusa. A hipótese para a formação do gigantesco anel de matéria escura reside no fato de que essa é uma feição transiente formada quando o aglomerado de galáxias CL0024+17 colidiu com outro aglomerado de galáxias a aproximadamente a um bilhão de anos atrás, deixando como resultado um anel similar às ondas que surgem num lago, quando a sua superfície é atingida por uma pedra, dizem os especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário