quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Telescópio europeu fotografa nebulosa da Galinha Fugitiva



(Folha) O ESO (Observatório Europeu do Sul), no Chile, fotografou uma nebulosa da constelação Centauro cuja parte brilhante lembra a forma de um pássaro e, por isso, também é chamada com o prosaico nome de Galinha Fugitiva --pela foto, um tanto difícil de ver; ela é melhor visualizada pelos telescópios espaciais, que são mais potentes.

Com o nome oficial de IC 2944 ou Lambda Centauri, ela está a cerca de 6500 anos-luz de distância da Terra e pôde ser observada pelo telescópio MPG/ESO.

O tom vermelhado da imagem, divulgada nesta quarta-feira, tem uma explicação. As estrelas quentes recém-nascidas, que se formaram a partir de nuvens de hidrogênio gasoso, brilham intensamente. Esta radiação excita, por sua vez, a nuvem de hidrogênio à sua volta, fazendo com que nuvem brilhe em tons rubros.

Essa cor é típica de regiões de formação estelar, sendo outro exemplo famoso a Nebulosa da Lagoa.

Para além do gás brilhante, outro sinal de formação estelar na IC 2944 consiste em uma série de glóbulos negros opacos, que aparecem sob o fundo vermelho, em algumas partes da imagem.

São exemplos de um tipo de objetos chamados glóbulos de Bok, que são escuros por absorver a radiação espacial e onde muitas estrelas se formam no interior deles.

A coleção mais proeminente de glóbulos de Bok nesta nebulosa é conhecida por Glóbulos de Thackeray, batizado assim em homenagem ao astrônomo sul-americano que os descobriu nos anos 1950.
----
Matérias similares no G1, iG, AstroPT, Cienctec e Inovação Tecnológica
----
Matéria original no ESO

Nenhum comentário:

Postar um comentário