segunda-feira, 12 de março de 2012

Telescópio Espacial Hubble Faz Imagem das Galáxias de Dorado



(NASA/Cienctec) O Telescópio Espacial Hubble da NASA, produziu essa bela imagem da galáxia NGC 1483. A NGC 1483 é uma galáxia espiral barrada localizada na constelação do céu do sul, Dorado. A galáxia nebulosa apresenta um brilhante bulbo central e braços espirais difusos com regiões distintas de formação de estrelas. Em segundo plano é possível se ver uma grande quantidade de galáxias.

A constelação de Dorado é o lar do Grupo de Galáxias de Dorado, um grupo composto por 70 galáxias e localizado a aproximadamente 62 milhões de anos-luz de distância. O Grupo de Galáxias de Dorado é bem maior que o Grupo Local de Galáxias onde está localizada a Via Láctea, que contém 30 galáxias. Os aglomerados de galáxias são os maiores agrupamentos de galáxias, e as maiores estruturas desse tipo, presentes no universo e que possuem seus membros unidos pela gravidade.

As galáxias espirais barradas recebem esse nome devido a proeminente estrutura em forma de barra encontrada em seu centro. Esse tipo de galáxia compreende cerca de dois terços de todas as galáxias espirais incluindo a Via Láctea. Estudos recentes sugerem que as barras podem ser um estágio comum no processo de formação das galáxias e podem indicar que uma galáxia atingiu sua completa maturidade.
----
Matéria similar no Radar Científico - Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário