quarta-feira, 25 de abril de 2012

Observatório registra 'aglomerado dentro de aglomerado'


(Terra) O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira uma nova imagem feita pelo telescópio MPG/ESO de 2,2 m que mostra o aglomerado estelar NGC 6604 (no canto superior esquerdo). Junto ao grupo de estrelas, aparece a nebulosa Sh2-54 e nuvens de poeira.

NGC 6604 é, na verdade, a parte mais densa de uma associação de estrelas mais dispersa. Esse "aglomerado dentro de outro aglomerado" contém cerca de 100 azuis-esbranquiçadas. O grupo está a cerca de 5,5 mil anos-luz de distância, na constelação de Serpente.

As jovens e quentes estrelas azuis ajudam com seus fortes ventos e intensa radiação a formar uma nova geração, que acabará por substituir a antiga - apesar de serem mais brilhantes e terem mais massa, as azuis consomem seu combustível mais rapidamente.

Contudo, não é por causa da beleza da região que os astrônomos a registraram. Os pesquisadores querem entender colunas de gás quente ionizado que foram encontradas canalizando material para fora de aglomerados de estrelas jovens em diversos pontos da Via Láctea e outras galáxias espirais. Há uma dessas colunas em NGC 6604 e a proximidade da Terra ajuda no estudo dela.

Esta coluna tem cerca de 650 anos-luz e os astrônomos acreditam que as estrelas quentes do aglomerado são responsáveis por sua formação, mas ainda precisam estudar mais para entender essas estranhas estruturas.
----
Matérias similares no iGInovação TecnológicaG1 e AstroPT
----
Matéria original no ESO

Nenhum comentário:

Postar um comentário