quarta-feira, 27 de junho de 2012

Duas galáxias, uma foto


(NASA/Hypescience) A apenas 35 milhões de anos-luz de nós, existe um grupo de galáxias conhecida como o Trio do Leão.

A foto acima mostra dois terços desse trio: a galáxia M65 (acima) e a galáxia M66. Só faltou a NGC3628 – mas se você prefere ver as três juntas, confira a deslumbrante imagem feita pelo telescópio VLT Survey, localizado no Chile.

Na direção da constelação de Leão (ou Leo), podemos ver na imagem as galáxias espirais M65 e M66, que juntas tem 100.000 anos-luz, aproximadamente o tamanho da Via Láctea.
As duas são regiões formadoras de estrelas. Nessa imagem, apesar de ambas as galáxias mostrarem seus braços espirais de poeira estelar, a M66 se saiu mais proeminente graças aos contrastantes tons vermelhos e azuis – o brilho rosado é revelador de gás hidrogênio na região formadora de estrelas e o azul, de aglomerados de estrelas jovens.

As duas foram descobertas em 1780 pelo astrônomo Charles Messier. Embora próximas umas das outras – ligadas gravitacionalmente – as galáxias praticamente não tem alterações significativas em sua estrutura.

Em M66, quatro supernovas já foram encontradas: SN 1973R; SN 1989B; SN 1997bs e SN 2009hd.

Como os cientistas pensam que as três galáxias do grupo interagem gravitacionalmente, acreditam que isso pode ser comprovado por sinais indicadores como o disco dobrado e inflado da NGC 3628 e o desenho dos braços espirais da M66. Na foto, as “torções e caudas” de duas das galáxias deixam evidências de encontros anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário