segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Observatório detecta galáxia rara a 40 milhões de anos-luz da Terra



(UOL) O Observatório Gemini, nas montanhas do Havaí, capturou nova imagem de uma galáxia starburst, que é criada a partir do choque entre dois aglomerados de estrelas. A NGC 660 fica a mais de 40 milhões anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Peixes.

O grande choque entre as duas galáxias explica o formato inusitado em cruz, chamado de anel polar. As estrelas estão situadas nos anéis praticamente perpendiculares ao disco galáctico, que concentra uma densa nuvem de poeira e gás.

No caso da NGC 660, os anéis que têm estrelas gigantes azuis e vermelhas foram formados dos restos do núcleo de uma das galáxia, enquanto o disco, que traz enormes estrelas com mais de 100 vezes a massa do Sol no núcleo, surgiu do que restou da galáxia hospedeira – ou seja, a galáxia de disco capturou um outro aglomerado de estrelas e expulsou seu material para fora, formando os anéis ao seu redor.

Peter Michaud, porta-voz do observatório, afirmou que os astrônomos ainda estão aprendendo sobre a origem desse tipo raro de galáxia. Mas, segundo eles, a grande quantidade de gás de uma galáxia desencadeia a criação de estrelas de vida curta que explodem em supernovas. A energia resultante gera um efeito dominó de novas estrelas que formam novos sistemas de densa e intensa formação estelar, as galáxias starburst.
----
Matérias similares no Hypescience e UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário