quarta-feira, 20 de março de 2013

A Galáxia Anelar ZW II 28



(Spacetelescope.org/Cienctec) As galáxias podem assumir muitas formas, bolhas elípticas, braços espirais em forma de redemoinho, bulbos, e discos, são todos componentes bem conhecidos da grande variedade de galáxias que nós temos observado usando telescópios como o Telescópio Espacial Hubble das agências espaciais NASA e ESA. Contudo, alguns dos mais intrigantes objetos nos céus ao nosso redor incluem galáxias em forma de anel como a mostrada acima e conhecida como Zw II 28.

As galáxias em forma de anel são objetos misteriosos. Acreditasse que se formam quando uma galáxia desliza através do disco de outra, maior. Como as galáxias são formadas na sua maioria por espaços vazios, essa colisão não é tão agressiva ou destrutiva como se pode imaginar. A probabilidade de duas estrelas se colidirem fisicamente é mínima, e na verdade é o efeito gravitacional das duas galáxias que causa essa perturbação.

Essa perturbação agita o material em ambas as galáxias, fazendo com que ele seja redistribuído para formar um denso núcleo central, circulado por brilhantes estrelas. Toda essa comoção faz com que nuvens de gás e poeira entrem em colapso e disparem novos períodos de intensa formação de estrelas no anel externo, que é, por sua vez, cheio de estrelas azuis, quentes e jovens além de regiões que estão ativamente criando novas estrelas.

O loop brilhante rosa e roxo da Zw II 28 não é o de uma típica galáxia de anel devido ao fato da ausência de uma companheira central visível. Por muitos anos acreditou-se que esse era um anel solitário no céu, mas observações usando o Hubble têm mostrado que possa existir uma possível companheira dentro desse anel, onde o loop parece dobrar por cima de si mesmo. A galáxia possui uma estrutura de anel repleta de nós, com algumas áreas parecendo muito mais brilhantes do que outras.

Uma versão dessa imagem entrou na competição de processamento de imagens conhecida como Hubble’s Hidden Treasures, pelo competidor Judy Schmidt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário