quinta-feira, 18 de julho de 2013

Nuvem de gás é despedaçada ao passar perto de buraco negro

Observação do fenômeno foi feita pelo Very Large Telescope, no Chile. Estudo vai revelar informações importantes sobre áreas próximas a buraco.


(G1) O buraco negro mais próximo da Terra, chamado Sagitário A, está despedaçando uma enorme nuvem de gás: enquanto o buraco continua a atrair uma das extremidades da nuvem, repele a extremidade oposta, que se afasta dele a uma velocidade de 10 milhões de quilômetros por hora, de acordo com a EFE.

Este fenômeno, que ocorre no centro da Via Láctea, foi observado pela primeira vez com o Very Large Telescope (VLT), do Observatório Austral Europeu (ESO), localizado no Chile.

“O gás que se encontra numa das extremidades da nuvem está esticado ao longo de mais de 160 bilhões de quilômetros em torno do ponto da órbita mais próximo do buraco negro”, explica o cientista Stefan Gillessen, do Instituto Max Planck, na Alemanha, líder da equipe de obervação.

De acordo com especialistas do ESO, a observação do fenômeno vai revelar informações importantes não apenas sobre a nuvem de gás, mas também sobre as regiões próximas ao buraco negro.

“Tal como um desafortunado astronauta num filme de ficção científica, vemos que a nuvem está ficando tão esticada que parece um espaguete, o que quer dizer que provavelmente não terá uma estrela no seu interior”, conclui Gillessen. “Neste momento pensamos que o gás veio muito provavelmente das estrelas que orbitam o buraco negro”.
----
Matérias similares no Terra e Astronomia On Line - Portugal
----
E mais:
Vídeo: Veja um buraco negro destroçar uma nuvem de gás (Hypescience)

Nenhum comentário:

Postar um comentário