sexta-feira, 8 de novembro de 2013

13 bilhões de anos em dois minutos

(Baboo) A NASA lançou um incrível vídeo que compila 13 bilhões de anos em dois minutos, para mostrar como é o nascimento e desenvolvimento de uma galáxia durante este período.



A descrição do vídeo explica:

“O tempo corre logo após o Big Bang até o presente. As cores indicam estrelas velhas (vermelho), estrelas jovens (branco e azul brilhante) e a distribuição de densidade do gás (azul claro), e a vista é de 300.000 anos-luz de diâmetro.

A simulação correu no supercomputador Pleiades no Centro de Pesquisa Ames da NASA em Moffett Field, na Califórnia, e exigiu cerca de 1 milhão Horas de CPU. Ele assume um universo dominado pela energia escura e matéria escura.”

É interessante imaginar como o universo, galáxias, planetas e estrelas possam ter sido criados. E este vídeo de apenas dois minutos dá uma certa noção de como isso pode ter acontecido, usando, claro, a imaginação humana e muitos anos de pesquisas científicas.

Vale lembrar que a NASA passa por um momento delicado atualmente. A agência sofreu cortes de verba do governo norte-americano e não está trabalhando a todo vapor, como de costume. Felizmente eles permaneceram com este projeto e lançaram o vídeo sem grandes impedimentos financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário