segunda-feira, 7 de abril de 2014

Um buraco negro à espera da próxima ‘refeição’

Astrônomos acompanham aproximação de nuvem de gás de objeto gigante no centro da Via Láctea



(O Globo) Uma enorme nuvem de gás está se aproximando cada vez mais do buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea, e os astrônomos estão atentos para registrar o momento que ele fará sua próxima “refeição” em busca de mais pistas sobre o comportamento destes poderosos objetos, como eles se formam e crescem. Isso porque embora buracos negros normalmente consumam nuvens de gás e poeira que chegam perto demais de sua forte atração gravitacional, da qual nem a luz consegue escapar, é rara a oportunidade de observá-los em ação.

Designada G2, a nuvem de gás foi detectada em 2011 nas cercanias do buraco negro do centro da Via Láctea, batizado Sagittarius A*, um “monstro cósmico” com mais de 4 milhões de vezes a massa do Sol, durante estudos sobre esta região de nossa galáxia. Desde então, Daryl Haggard, pesquisadora da Universidade Northwestern, nos EUA, tem usado poderosos instrumentos, como o observatório espacial de raios X Chandra e o radiotelescópio VLA, na expectativa de registrar o encontro entre os dois objetos, inicialmente previsto para acontecer no ano passado e que ainda “pode ocorrer em qualquer dia”.

- Mas nossas observações mais recentes com o Chandra não mostram nenhum aumento na emissão de raios X – conta Haggard, que fará apresentação sobre seus estudos neste domingo durante encontro da Sociedade Americana de Física. - Assim, na perspectiva dos raios X, a nuvem de gás pode estar atrasada para a festa, mas ainda precisamos ver se ela está apenas educamente atrasada ou não vai aparecer.

Segundo Haggard, se o fenômeno de fato acontecer, será possível aprender muito sobre o crescimento e “hábitos de alimentação” dos buracos negros gigantes que se sabe existirem no núcleo de grande parte das galáxias do Universo.

- Sabemos que eles são grandes, e sabemos que eles estão lá fora, mas não temos certeza dos detalhes de como eles acumulam sua massa – diz. - Eles crescem rapidamente quando são jovens, como nossas crianças, ou crescem aos trancos, quando o alimento fica disponível? Ao acompanhar o encontro entre Sagittarius A* e G2 podemos flagrar um buraco negro massivo no ato de fazer sua próxima refeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário