quarta-feira, 21 de maio de 2014

‘Enxame’ mostra nascimento de estrelas na Via Láctea

Telescópio flagra corpos celestes entre zonas escuras de poeira e nuvens de gás brilhante



(O Globo) O Observatório Europeu do Sul divulgou esta semana a imagem do enxame estelar NGC 3590, capturada por um telescópio instalado em La Silla, no Chile. Nela é possível observar o brilho intenso de estrelas entre zonas escuras de poeira e nuvens coloridas de gás brilhante.

O NGC 3590 está localizado a cerca de 7.500 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Carina. Trata-se de um conjunto de estrelas ligadas pela gravidade, com cerca de 35 milhões de anos de idade.

Além da beleza, o enxame estelar é uma boa oportunidade para estudar a formação de estrelas jovens e sua evolução. Além disso, considerando a localização estratégica da constelação de Carina, é possível compreender melhor a estrutura espiral da Via Láctea.
Os enxames típicos contêm de poucas dezenas a milhares de estrelas. Praticamente todas nascem ao mesmo tempo e na mesma nuvem de gás.

A imagem foi obtida pelo instrumento Wide Field Imager, do telescópio montado em La Silla. Para flagrar o enxame, os astrônomos usaram um filtro especial, que captura a radiação emitida pelo hidrogênio.
----
Matérias similares na ExameUOLGalileuYahoo (com vídeo)VejaEternos AprendizesTerra (com vídeo) e Fundação Planetário
----
Matéria original no ESO

Nenhum comentário:

Postar um comentário