segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Visão sem precedentes de duzentas galáxias no Universo

Investigadores do CAUP participam no maior estudo mundial


(Ciência Hoje - Portugal) A equipa internacional do projeto CALIFA, da qual fazem parte Polychronis Papaderos e Jean Michel Gomes, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto,, observaram mais de 200 galáxias relativamente próximas, com detalhe sem precedentes. Graças à técnica de unidades de campo integral para espectroscopia 3D, conseguiram obter 1,5 milhões de espectros individuais, de galáxias situadas entre 70 e 420 mil anos-luz de distância.

Diz Papaderos: “Os investigadores elaboram estudos detalhados das fontes de energia nas galáxias (tais como Núcleos Activos de Galáxias, alimentados pela acreção de matéria para o buraco negro supermassivo central) e a história de formação dos componentes das galáxias".

Criado no Instituto de Astrofísica de Andalucía, as observações do projeto CALIFA são feitas no Observatório de Calar Alto6 (Almería, Espanha).

Com observações 3D de seiscentas galáxias, este projecto procura fazer uma espécie de arqueologia galáctica, pois os dados dão informações acerca da evolução destas galáxias (por exemplo, quanto gás tem a galáxia, quando é que este foi convertido em estrelas, e como é que cada zona da galáxia evoluiu ao longo de dezenas de milhares de milhões de anos).

Para Gomes, “os dados de alta qualidade processados pelo Porto3D possibilitaram as primeiras detecções de emissões muito ténues, proveniente de gás ionizado, de quase toda a extensão de galáxias elípticas. Isto era algo que se pensava não existir! A nossa análise do movimento do gás e das estrelas revelou ainda importantes pistas sobre a formação destas gigantescas galáxias".
----
Matérias similares no AstroPT e Ciência 2.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário