quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Telescópio Espacial Hubble Descobre Início e Fim da Vida Estelar no Aglomerado Globular NGC 1846

























(NASA/Cienctec) Uma nova imagem do Telescópio Espacial Hubble mostra o aglomerado globular NGC 1846, uma coleção esférica com centenas de milhares de estrelas localizadas no halo externo da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã vizinha da Via Láctea, que pode ser vista do hemisfério sul da Terra.

Estrelas velhas e brilhantes no aglomerado brilham em tonalidades intensas de cores vermelha e azul. A maioria das estrelas de meia idade, ou seja, aquelas que possuem alguns bilhões de anos de vida possuem uma coloração esbranquiçada. Uma miríade de distantes galáxias de formas e estruturas variáveis aparece espalhada no plano de fundo da imagem.

Contudo, o objeto mais intrigante, não parece pertencer ao aglomerado. Esse objeto é a bolha verde e apagada que aparece na parte inferior da imagem. Essa chamada nebulosa planetária é o resultado da morte de uma estrela. A estrela central pode ser vista dentro dessa bolha. Não se tem certeza se a nebulosa planetária é membro do NGC 1846, ou simplesmente localiza-se ao longo da linha de visão do aglomerado. Medidas do movimento das estrelas do aglomerado e da estrela central da nebulosa planetária sugerem que ela pode ser um membro sim do aglomerado.

Essa imagem do Hubble foi feita com a Advanced Camera For Surveys em Janeiro de 2006. O aglomerado foi observado através dos filtros que isolam a luz azul, verde e infravermelha das estrelas. Sendo um membro da Grande Nuvem de Magalhães, o NGC 1846 está localizado a aproximadamente 160000 anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Doradus. O Telescópio Espacial Hubble é um projeto internacional de cooperação entra a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA). O Goddard Space Flight Center da NASA gerencia o telescópio. O Space Telescope Science Institute (STScI) conduz as operações científicas do Hubble. O STScI é operado para a NASA pela Association of Universities for Research in Astronomy Inc. em Washington, D.C.


Nenhum comentário:

Postar um comentário