segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Imagem do Hubble revela galáxias em transformação

Colisão recente entre duas espirais resultou em objeto com formato único



( O Globo) Muitas das galáxias do Universo se parecem com a Via Láctea, com longos braços espirais “abraçando” seu núcleos brilhantes. Algumas delas, no entanto, assumem formatos estranhos, como mostra imagem do telescópio espacial Hubble divulgada pela Nasa.

Na imagem, uma galáxia espiral “clássica aparece” no canto inferior esquerdo, atrás de uma estrela ainda dentro da Via Láctea, mas o que chama a atenção é um objeto no topo e no centro. Batizado Markarian 779, ele tem uma aparência distorcida, resultado de uma fusão recente entre duas galáxias espirais. A colisão destruiu os braços delas e espalhou sua poeira e gás, dando à galáxia um formato único.

O catálogo Markarian, com mais de 1,5 mil objetos, foi compilado pelo astrônomo armênio B. E. Markarian, que nos anos 60 estudou o céu à procura de fontes intensas na faixa ultravioleta. Como essas emissões podem ser geradas por diversos processos astrofísicos, o catálogo é variado, incluindo desde as chamadas “galáxias ativas”, alimentadas por buracos negros gigantescos em seus núcleos, quanto objetos do tipo atravessando uma fase de intensa formação estelar. Isso faz com que o catálogo seja muito usado em estudos sobre a interação de galáxias e sua influência no surgimento destes buracos negros supermaciços e nos processos de criação de estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário