segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Universo-ilha

"Via Láctea tem 100 mil anos-luz de diâmetro, o equivalente a 50 mil vezes o diâmetro do Sistema Solar. A Terra é como se fosse uma cabeça de alfinete"

(Victor Alencar - O Povo) Olhar para o céu estrelado é sempre um exercício de imaginação. Deparamos com as perguntas mais diversas sobre os mistérios do Universo. Outro dia, estava explicando para alguns amigos sobre a constelação do Órion, quando um me perguntou: e aquela estrela ali, de qual galáxia é? Respondi que era da nossa galáxia, a Via Láctea, assim como todas as outras estrelas no céu.

Ele ficou descrente como se eu estivesse contando uma mentira. Realmente, essa é uma afirmação a qual as pessoas leigas não estão acostumadas, mas é a mais pura verdade. Mais adiante, detalharemos essa resposta. As galáxias são conhecidas por serem verdadeiros universos-ilha; ou seja, pequenas células que formam nosso Universo.

O nome galáxia deriva do nome grego que era utilizado para denominar a nossa galáxia, a Via Láctea, que significa “Caminho de Leite”, cuja origem remonta à história de Hércules, o filho de Zeus. Quando ele foi mamar nos seios de sua madrasta, Hera, jorrou leite, criando, assim, essa região mais clara no céu. Dessa forma, o termo galáxia significa “círculo leitoso”.

Muitas pessoas não têm noção do tamanho de uma galáxia, o que é mais do que compreensível. Até o Sistema Solar, que para nós é bastante grande, quando comparado com a Via Láctea, se transforma em uma simples partícula cósmica. Vamos fazer alguns cálculos para comparar os tamanhos.

A Terra tem 12.756 quilômetros de diâmetro. O Sol tem 109 vezes o diâmetro da Terra. O Sistema Solar tem cerca de 2 anos-luz de diâmetro ou aproximadamente 20 trilhões de quilômetros - o que equivale a cerca de 1,5 bilhão de vezes o tamanho da Terra. Estamos percebendo que o tamanho da Terra já começa a ser desprezível em comparação ao Sistema Solar.

Vejamos agora as dimensões da nossa Via Láctea: 100 mil anos-luz de diâmetro, o que equivale a cerca de 50 mil vezes o diâmetro do Sistema Solar e a aproximadamente 74.210.000.000.000 o tamanho da Terra. Viu a quantidade de zeros? A Terra é praticamente nada comparada com a nossa galáxia. É como se a Terra fosse a cabeça de um alfinete e a Via Láctea fosse um corpo cujo diâmetro seria metade da distância Terra-Sol, que é de 150 milhões de quilômetros.

Agora que sabemos quão grande é a Via Láctea, vamos ver outros fatores sobre ela. Em relação ao número de estrelas, a estimativa varia entre 200 e 400 bilhões de estrelas. A forma da nossa galáxia é espiralada, mas com os braços principais sendo vistos originados de uma barra no núcleo; por isso, a classificação de “espiral barrada”.

Cada estrela da galáxia exerce força sobre outras estrelas e/ou sobre corpos menores como planetas, asteroides e cometas. A rotação tem em média uma velocidade de 225 km/s; ou seja, é como dar uma volta na Terra em três minutos.

Assim como a Via Láctea, existem outras galáxias no Universo. Na verdade, existem mais galáxias no Universo do que grãos de areia na Terra. Ficou espantado com isso? Experimente imaginar a quantidade de estrelas no Universo e os planetas que giram ao redor dessas estrelas e, assim, a quantidade de vida que permeia o Cosmos.

As galáxias são organizações de estrelas e outros corpos celestes pela força gravitacional. Assim como elas ficam agrupadas na forma de galáxia, as galáxias se agrupam em força de aglomerados galácticos e esses se aglomeram nos superaglomerados galácticos.

Nas redondezas da nossa galáxia, encontramos algumas galáxias menores, como a Pequena Nuvem de Magalhães e a Grande Nuvem de Magalhães, ambas de forma irregular e com nome homenageando o navegador português Fernão de Magalhães. Ele foi o primeiro navegador a avistar e citar essas galáxias satélites.

Temos também a famosa galáxia de Andromeda, que possui cerca do dobro do diâmetro da nossa galáxia. Apesar de maior, estudos apontam que a sua massa é menor do que a Via Láctea, fazendo com que as duas sejam o centro o aglomerado de galáxias, chamado de Grupo Local.

Assim, vemos que as galáxias são agrupamento de estrelas e outros corpos celestes. Mas até as galáxias mais próximas de nós como a Pequena e a Grande Nuvem de Magalhães já são vistas como um agrupamento, não sendo possível distinguir estrelas como as da nossa galáxia. É por isso que todas as estrelas do nosso céu, são da Via Láctea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário