sexta-feira, 27 de abril de 2012

Garimpo nas Galáxias?!?

(Fundação Planetário) Entre notícias de CPI, inadimplência aumentando e a monumental desclassificação do Barcelona perante o Chelsea, uma pequena nota o pé da primeira página do Globo de hoje me chamou a atenção. Dizia: “Garimpo nas Galáxias”.

Nas galáxias?!? Ao ler a notícia, vi que falava de planos para se retirar minerais e metais de asteroides. Asteroides são objetos celestes que fazem parte do Sistema Solar. O Sistema Solar, é claro, é um conjunto de muitos objetos (notadamente os planetas) gravitacionalmente ligados ao Sol. E o Sol é uma estrela. Apenas uma, entre os 200 bilhões de estrelas que compõem a Via Láctea.

Via Láctea é o nome próprio da nossa galáxia. Uma galáxia é um conjunto de bilhões e bilhões de estrelas, ligadas gravitacionalmente e girando ao redor de um centro de massa em comum. As Nuvens de Magalhães, visíveis de um céu austral com boas condições, são galáxias menores do que a nossa, mas ainda assim são galáxias. Elas estão a centenas de milhares de anos-luz de distância.

Andrômeda, ou M31, é a maior galáxia de nossas redondezas. Ela está a milhões de anos-luz de distância!

Com essas distâncias elencadas acima, dá pra ver logo que a manchete do jornal está equivocada. Nunca nenhum objeto humano saiu da nossa galáxia. Nem podemos ainda sonhar com qualquer tipo de “garimpo nas galáxias”.

Quanto aos asteroides, e é disso que trata a matéria, sim, estamos chegando lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário