quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Telescópio faz imagem mais precisa de galáxia a 60 milhões de anos-luz

Galáxia espiral NGC 1187 fica na constelação do Rio Erídano. Imagem foi feita por telescópio do ESO instalado no Chile.



(G1) Astrônomos divulgaram nesta quarta-feira (1º) a imagem mais detalhada da galáxia espiral NGC 1187. Esse conjunto de astros fica a cerca de 60 milhões de anos-luz da Terra, na constelação do Rio Erídano.

A imagem foi feita com aparelhos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), projeto que tem a participação do Brasil. O telescópio que registrou a galáxia é conhecido como Telescópio Muito Grande (VLT, na sigla em inglês) e fica no deserto do Chile.

A nova imagem dá uma boa perspectiva da estrutura espiral da galáxia. É possível observar os braços, que contêm grandes quantidades de gás e poeira. As regiões azuladas indicam a presença de estrelas jovens, nascidas dessas nuvens de gás. A parte amarelada do centro é composta por estrelas mais velhas, e também por gás e poeira.

Apesar da aparência tranquila, a região propicia a formação de estrelas, que é um processo violento. Desde 1982, os astrônomos já registraram nessa galáxia duas supernovas – explosões estelares muito violentas, que resultam da morte de uma estrela.

Além de NGC 1187, a imagem mostra também outras galáxias mais distantes, que podem ser vistas através dela ou no entorno.
----
Matérias similares no Terra (com fotos), iGUOL e Inovação Tecnológica
----
Matéria original no ESO
----
E mais:
Galáxia e supernovas (Fundação Planetário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário