terça-feira, 22 de abril de 2014

Telescópio espacial Hubble faz um resumo da história do universo

Nova imagem junta em única observação objetos da nossa vizinhança cósmica com galáxias a bilhões de anos-luz de distância


(O Globo) Uma nova imagem do telescópio espacial Hubble divulgada nesta quinta-feira pode ser vista como um breve resumo da História do Universo. Isso porque, graças ao longo período de exposição - um total de 14 horas, o suficiente para captar luz 1 bilhão de vezes mais tênue do que o olho humano consegue -, ela mostra desde objetos na nossa vizinhança cósmica até galáxias a bilhões de anos-luz de distância, o que significa que estão em diferentes estágios da evolução do Universo.

Estudos anteriores feitos nesta região do céu, na direção da constelação de Ursa Maior, demonstraram que muitos dos objetos que parecem próximos uns dos outros na verdade estão separados por bilhões de anos-luz. Isso acontece porque nela estão vários conjuntos de galáxias que funcionam como “lentes gravitacionais”, muito úteis para observação de objetos nos limites do Universo visível.

Entre estas lentes gravitacionais está uma designada CLASS B1608+656, que aparece bem no meio da imagem. Formada por duas galáxias, esta lente distorce e amplifica a luz de um quasar extremamente distante que demorou 9 bilhões de anos para chegar aos detectores do Hubble, o equivalente a dois terços da idade do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário