A Nuvem de Smith aparentemente sobreviveu a uma colisão com a Via Láctea
(Scientific American Brasil) A matéria escura é aquela coisa misteriosa que aparentemente responde por algo em torno de um quarto da massa e energia do Universo. E para uma diminuta galáxia, a matéria escura pode ter agido como salva-vidas.
Ela se chama Nuvem de Smith. Astrônomos acreditam que a Nuvem seja uma galáxia anã que não teve massa suficiente para produzir estrelas. Há muitos milhões de anos, a Nuvem parece ter colidido com a Via Láctea e passado pelo disco de nossa galáxia. Uma nova simulação computadorizada descobriu que essa pequena galáxia deveria ter sido completamente destruída. O fato de ter sobrevivido é evidência de que está protegida – por uma couraça de matéria escura.
O relatório será publicado no periódico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.[Matthew Nichols et al, The Smith Cloud and its dark matter halo: Survival of a Galactic disc passage]
A couraça de matéria escura poderia ter isolado a Nuvem de Smith das forças gravitacionais da Via Láctea. Não fosse por isso, ela teria sido completamente destruída.
Como se a primeira batalha com a Via Láctea não fosse o bastante, a Nuvem de Smith está voltando para uma revanche. Ela está novamente em rota de colisão com nossa galáxia – e deve atingir a Via Láctea em cerca de 30 milhões de anos. Talvez os astrônomos do futuro descubram se sua cobertura de matéria escura será suficiente para salvá-la mais uma vez.
----
Matéria similar no Hypescience
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário