quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Fonte de luz incomum descoberta na galáxia anã Markarian


(Voz da Rússia) Uma equipe internacional de cientistas descobriu em uma galáxia distante, situada a 90 milhões de anos-luz da Terra, um objeto pouco comum, denominado SDSS1133. A revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society publica os resultados da descoberta e dos estudos posteriores.

Ao explorar a galáxia anã distante Markarian 177, localizada no copo da constelação de Ursa Maior, os astrofísicos descobriram, usando o observatório W.M. Keck no Havaí, o telescópio Pan-STARRS1 e o satélite Swift da NASA, uma fonte de luz fora do comum.

O objeto descoberto pode ser um buraco negro supermaciço, mas, ao mesmo tempo, ele dista 2.600 anos-luz do centro da sua galáxia, especifica o artigo.

Os investigadores não excluem que o objeto exótico pode ser também um remanescente de uma estrela enorme de tipo raro, a chamada variável luminosa azul.

Os autores do trabalho científico expressam mais uma outra suposição – a de observar uma fusão de duas galáxias menores e, por conseguinte, a interação de dois buracos negros destes aglomerados estelares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário